Irã convoca embaixador do Reino Unido por apoiar protestos em todo o país
O Irã condenou fortemente a contínua interferência do Reino Unido em seus assuntos domésticos
MOSCOU, 10 de dezembro (Sputnik) - O embaixador do Reino Unido no Irã, Simon Shercliff, foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores iraniano no sábado em protesto contra a retórica hostil das autoridades britânicas em relação a Teerã e o apoio de Londres a manifestações violentas no país, informou a mídia iraniana.
O Irã condenou fortemente a contínua interferência do Reino Unido em seus assuntos domésticos, comentários "não diplomáticos" de autoridades britânicas sobre a situação no país, bem como o apoio estatal e da mídia aos distúrbios, disse a agência de notícias Tasnim.
O ministério também criticou as sanções "infundadas e hipócritas" de Londres contra os cidadãos iranianos e disse a Shercliff que se reservava o direito de retaliar.
Motins violentos eclodiram no Irã em meados de setembro em conexão com a morte de Mahsa Amini, de 22 anos, que morreu sob custódia policial após ser detida por usar um hijab "impróprio". Muitos cidadãos iranianos acusaram a polícia de moralidade pela morte de Amini, alegando que os policiais a atingiram na cabeça. A situação se transformou em apelos para a derrubada do governante clerical do Irã. Teerã acredita que a agitação foi instigada do exterior.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: