HOME > Mundo

Irã e Arábia Saudita concordam em implementar acordos bilaterais após retomada das relações diplomáticas

Esta é a primeira visita de um chanceler iraniano à Arábia Saudita em mais de 10 anos, em meio ao degelo nas relações entre os dois países

Chanceler iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, e chanceler saudita, príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, durante coletiva de imprensa, em Riad, Arábia Saudita 17/08/2023 (Foto: REUTERS/Ahmed Yosri)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sputnik - O Irã e a Arábia Saudita concordaram em implementar acordos bilaterais existentes sobre segurança, comércio e cooperação econômica após a retomada das relações diplomáticas, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, nesta quinta-feira (17). "Concordamos em implementar os acordos existentes entre os dois países nas áreas de segurança, comércio, economia e outras questões de interesse", disse Amirabdollahian, segundo a agência de notícias iraniana Irna, em entrevista coletiva conjunta com seu colega saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, em Riade. O principal diplomata iraniano afirmou que Teerã também está totalmente empenhado em expandir as relações com Riad em todas as áreas. Amirabdollahian fez uma visita à Arábia Saudita, a primeira de um chanceler iraniano em mais de 10 anos, em meio ao degelo nas relações entre os dois países. No início de março, o Irã e a Arábia Saudita, com a mediação da China, concordaram em retomar as relações diplomáticas, que foram rompidas em 2016 depois que as missões diplomáticas da Arábia Saudita no Irã foram atacadas em meio à execução do pregador xiita Nimr al-Nimr. O acordo também previa a retomada de voos diretos entre os dois países, visitas mútuas de altos diplomatas e cooperação em segurança. A missão diplomática iraniana na Arábia Saudita retomou suas operações em 6 de junho. Em 17 de junho, o principal diplomata saudita viajou a Teerã em visita oficial.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: