HOME > Mundo

Liderança chinesa realiza reunião para aprofundar reforma e abertura

Espera-se novo impulso ao desenvolvimento econômico do país

Pleno do Comitê Central do Partido Comunista da China (Foto: Xinhua)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Global Times - O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (CPC) iniciou sua terceira sessão plenária em Pequim na manhã de segunda-feira (15), onde altos dirigentes ios do Partido definirão a direção para uma reforma abrangente da China, o que terá uma importância significativa para o desenvolvimento econômico e social do país nos próximos anos.

Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do CPC, apresentou um relatório de trabalho em nome do Birô Político do Comitê Central do Partido e explicou um projeto de decisão do Comitê Central do CPC sobre o aprofundamento abrangente da reforma e o avanço da modernização chinesa, segundo a agência de notícias Xinhua. A sessão transcorrerá até a quinta-feira.

A reunião, frequentemente chamada de terceiro plenário e realizada aproximadamente uma vez a cada cinco anos, desempenha um papel crucial na reforma e abertura da China, iniciada em 1978, e sustentou o milagre econômico do país nas últimas quatro décadas. A sessão deste ano deve se concentrar em aprofundar ainda mais a reforma e expandir a abertura de alto nível, a fim de promover o desenvolvimento de alta qualidade e avançar na modernização chinesa, disseram especialistas.

Dado o papel cada vez mais importante da China no cenário global como o maior contribuinte para o crescimento global, o terceiro plenário também atraiu ampla atenção de todo o mundo, pois muitos esperam grandes medidas de reforma na segunda maior economia do mundo que possam criar maiores oportunidades. Em um momento em que o mundo enfrenta tensões geoeconômicas crescentes, o terceiro plenário oferecerá um senso de continuidade e certeza, ao destacar o compromisso inabalável da China com a reforma e a abertura, mesmo quando algumas economias avançadas se tornaram protecionistas e voltadas para dentro, notaram especialistas.

Entre os principais itens da agenda, os altos dirigentes do Partido deliberarão sobre um projeto de resolução do Comitê Central do PCCh sobre o Aprofundamento Abrangente da Reforma e o Avanço da Modernização Chinesa, de acordo com uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido realizada em 27 de junho. 

No projeto de resolução, a nova situação e os novos problemas enfrentados no avanço da modernização chinesa foram analisados ​​de forma abrangente, os arranjos gerais para o aprofundamento abrangente da reforma centrado no avanço da modernização chinesa foram planejados cientificamente, e o rascunho servirá como um documento orientador para o aprofundamento abrangente da reforma na nova jornada, segundo a reunião do Birô Político.

Espera-se que um comunicado seja divulgado após a conclusão da sessão. Em linha com os recentes documentos de política de alto nível, espera-se que o terceiro plenário introduza importantes medidas de reforma, para continuar melhorando e desenvolvendo o sistema de socialismo com características chinesas e modernizar o sistema e a capacidade de governança da China, o objetivo geral de aprofundar ainda mais a reforma, disseram especialistas. Especificamente, espera-se que as medidas impulsionem ainda mais as capacidades de inovação tecnológica da China e melhorem o ambiente de negócios, para fomentar novos motores de crescimento que impulsionem o desenvolvimento sustentável de alta qualidade, de acordo com especialistas.

"Como a economia chinesa está passando por uma transição de antigos motores de crescimento para novos motores de crescimento, o aprofundamento abrangente da reforma é fundamental para garantir que a transição seja estável e suave", disse Su Wei, professor da Escola do Partido do Comitê Municipal de Chongqing do CPC, ao Global Times na segunda-feira.

Su disse que a reforma e a abertura e a inovação são duas principais fontes para o desenvolvimento robusto e sustentável da China, mesmo que o mundo esteja testemunhando mudanças sem precedentes em um século, incluindo uma nova rodada de revolução tecnológica.

Significado global

Além disso, em linha com a política de longa data da China de continuar abrindo suas portas para o mundo, a terceira sessão plenária se concentrará em expandir ainda mais a abertura de alto padrão, o que injetará maior impulso ao desenvolvimento global, pois o mundo enfrenta riscos e desafios crescentes em meio a uma situação geoeconômica global em rápida mudança, marcada por tensões geopolíticas crescentes e protecionismo, disseram especialistas.

Nos últimos anos, os EUA e alguns outros países ocidentais se voltaram para dentro e aumentaram o protecionismo, o que criou enormes obstáculos para o desenvolvimento global. Nesse contexto, o foco da atual terceira sessão plenária no aprofundamento da reforma, incluindo a abertura, "desempenhará um papel crítico na resistência à tendência de antiglobalização e terá um significado profundo na promoção do desenvolvimento econômico global", disse Su.

Em nítido contraste com as situações caóticas em certos países, o compromisso inabalável do CPC de continuar aprofundando a reforma e expandindo a abertura de alto padrão também oferecerá um senso muito necessário de estabilidade e certeza para a comunidade internacional, disseram especialistas.

"Como o mundo está passando por mudanças profundas, a comunidade internacional pode ver claramente qual grande potência pode oferecer consistência e estabilidade, qual é mais imprevisível e está cheia de riscos", disse Li Haidong, professor da Universidade de Relações Exteriores da China, ao Global Times na segunda-feira, observando que, enquanto a China realiza o plenário significativo sobre modernização e reforma, há sérias lutas políticas internas, polarização e instabilidade em alguns países, incluindo os EUA.

As políticas de reforma e abertura da China em busca da modernização chinesa também oferecerão um grande exemplo para muitos países em desenvolvimento ao redor do mundo, especialmente aqueles do Sul Global, que estão buscando sua própria modernização, disseram especialistas.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados