HOME > Mundo

Lula: "governo de Israel quer acabar com os palestinos na Faixa de Gaza"

Presidente não recuou das críticas contundentes ao genocídio promovido por Israel após ser atacado pelas autoridades sionistas nos últimos dias

(Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Lula voltou a fazer contundentes críticas ao genocídio promovido por Israel contra o povo palestino na Faixa de Gaza, que já deixou quase 30 mil mortos e o enclave sitiado completamente devastado. 

Segundo o chefe de Estado, o objetivo do governo de extrema direita do premiê Benjamin Netanyahu é eliminar todos os palestinos para depois ocupar a região. >>> SAIBA MAIS: Lula mantém posição e afirma que repetiria comparação entre atrocidades de Israel e da Alemanha nazista

"O governo de Israel quer efetivamente acabar com os palestinos na Faixa de Gaza. É isso. É exterminar aquele espaço territorial com o povo palestino para que eles ocupem. Não tem outra explicação. (...) É só você ler o depoimento dos Médicos Sem Fronteiras. (...) Pega depoimento da Cruz Vermelha. Pega criança dizendo que prefere morrer do que ser tratada do jeito que estão sendo tratadas, sem anestesia. Isso é genocídio ou não é genocídio?", disse o presidente Lula em entrevista concedida ao jornalista Kennedy Alencar, no programa "É Notícia", da RedeTV!. A íntegra será exibida nesta terça-feira (27), às 22h. 

A declaração vem após Lula, durante viagem à Etiópia neste mês, afirmar que não havia na história episódio como o conflito atual em Gaza, exceto "quando o Hitler resolveu matar os judeus", irritando o governo de extrema direita de Israel. 

Lula foi então declarado "persona non grata" pelo chanceler israelense, Israel Katz, que exigiu um pedido de desculpas do brasileiro, e o embaixadores brasileiro em Tel Aviv sofreu uma reprimenda no Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém. O Brasil convocou o embaixador israelense para cobrar explicações, e também avisou que não recuará das críticas. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: