México convida presidente eleito do Chile para visita em busca de "aliança estratégica"
Proposta mexicana a Boric abre nova perspectiva à integração latino-americana
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O governo mexicano disse nesta quinta-feira que convidou o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, para uma visita, e os dois países prometeram formar uma "aliança estratégica" assim que o novo líder assumir o cargo.
O ministro das Relações Exteriores mexicano, Marcelo Ebrard, falou em uma videoconferência do Chile após se reunir com Boric, de esquerda, que no mês passado tornou-se o presidente mais jovem eleito no Chile.
O Ministério das Relações Exteriores do México divulgou um comunicado dizendo que Ebrard e Boric concordaram que os dois países vão estabelecer uma aliança estratégica assim que Boric assumir o poder em março.
A parceria buscará trabalhar com outros países progressistas da região para promover "uma voz comum para enfrentar os desafios na arena internacional", disse o ministério.
Quando questionado se os dois haviam discutido a mineração de lítio durante as negociações no Chile, Ebrard afirmou que o assunto não foi abordado, mas provavelmente o fará no futuro como uma área de comum acordo.
“O negócio do lítio com certeza será uma das prioridades da agenda compartilhada entre Chile e México”, afirmou.
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, um nacionalista de recursos, tenta reservar a extração de lítio para o governo e barrar os empreendedores privados de futuras concessões.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: