TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Milhares de franceses protestam contra Lei de Segurança Nacional

    O projeto foi aprovado pela Assembleia Nacional na semana passada, e impede a divulgação de imagens da polícia, o uso de drones, assim como imagens das forças de segurança feitas pelos cidadãos com seus telefones celulares

    (Foto: Benoit Tessier/Reuters)
    Juca Simonard avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Milhares de franceses foram às ruas neste sábado, 28, contra o projeto de lei de Segurança Nacional. Os manifestantes denunciam que a lei impõe restrições a liberdades individuais com medidas ditatoriais.

    O projeto foi aprovado pela Assembleia Nacional na semana passada, e impede a divulgação de imagens da polícia, o uso de drones, assim como imagens das forças de segurança feitas pelos cidadãos com seus telefones celulares.

    Um artigo pune com um ano de prisão e multa de até 45.000 euros (54.000 dólares) a divulgação “mal-intencionada” de imagens das forças de segurança.

    Protestos ocorreram em Lille, Montpellier e Paris. Nesta última cidade, as manifestações não terminaram. Os manifestantes se reúnem na Praça da República, de onde irão para a Praça da Bastilha.

    Os franceses reclamam que a medida do governo de Emmanuel Macron protege policiais que cometem abusos, como em dois casos recentes que ocorreram no país.

    Na segunda-feira, durante uma ação de organizações pró-imigrantes, a polícia desalojou com violência um acampamento improvisado em uma praça do centro de Paris, ao mesmo tempo que perseguiram jornalistas que estavam com câmeras e smartphones.

    Na quinta-feira, câmeras de segurança registraram o espancamento de um produtor musical negro por três policiais.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: