HOME > Mundo

MPLA vence as eleições em Angola e reelege presidente da República

Os resultados finais das eleições angolanas foram divulgados no dia 29 de Agosto pela Comissão Nacional Eleitoral

MPLA vence as eleições em Angola e reelege presidente (Foto: Twitter/MPLA)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Com 51,17% dos votos para o partido governante, o presidente João Lourenço foi reeleito no pleito realizado em 24 de agosto.

Os resultados finais das eleições angolanas foram divulgados no dia 29 de Agosto pela Comissão Nacional Eleitoral. O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) conquistou a maioria absoluta dos votos, elegendo 124 deputados. 

O segundo lugar coube à União Nacional pela a Independência Total de Angola (UNITA), com 43,95%, o que lhe dá direito a ocupar 90 cadeiras no parlamento nacional. 

O presidente reeleito discursou logo após a divulgação dos resultados e prometeu ser o presidente de todos os angolanos. Ele assegurou que vai trabalhar para que Angola seja uma grande economia, uma grande democracia e uma sociedade em que todos os angolanos tenham as mesmas oportunidades de desenvolver seus talentos e capacidades e de prosperar. 

O MPLA publicou também um vídeo com diversas expressões regionais agradecendo o apoio do povo.

Durante a campanha eleitoral, o partido deu publicidade a realizações que apontavam aspectos do desenvolvimento nacional. 

O MPLA apresenta-se ao povo angolano como "o partido da verdade, da liberdade e do povo angolano". 

O partido foi fundado em 10 de Dezembro de 1956, por um grupo de patriotas angolanos. Na ocasião, o manifesto de fundação conclamava o povo a se organizar para resistir às forças colonialistas e a levar adiante a luta pela independência nacional. 

O MPLA transformou-se no instrumento decisivo para a satisfação das aspirações de independência, de paz e de progresso social.

A Independência Nacional foi proclamada pelo grande líder da nação angolana Agostinho Neto, em 11 de Novembro de 1975. 

Abriu-se nova época para a nação africana, com desafios relacionados à pacificação nacional e à abertura de novos caminhos para o desenvolvimento e a promoção da justiça social. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: