HOME > Mundo

Turquia está pronta para mediar crise entre Rússia e Ucrânia, diz Erdogan

Os líderes da Rússia e da Turquia se encontraram em Sochi para discutir laços bilaterais e questões internacionais

(Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Ancara está pronta para mediar entre Moscou e Kiev, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na segunda-feira. "Estamos determinados a liderar esforços para trazer estabilidade à nossa região... Já sediamos conversas em nosso país entre as partes envolvidas no conflito na Ucrânia. Estamos novamente prontos para assumir a função de intermediário", disse Erdogan em uma coletiva de imprensa após seu encontro com o presidente russo Vladimir Putin em Sochi.

Erdogan disse ainda que discutiu com Putin a construção de uma nova usina nuclear em Sinop. "O trabalho em Akkuyu (NPP) está em andamento, e hoje discutimos a construção de uma usina nuclear em Sinop como um segundo passo. A Turquia dará um salto à frente graças a essas medidas," disse Erdogan na coletiva de imprensa.

A Turquia espera que o novo pacote de propostas sobre o acordo de grãos possa contribuir para sua revitalização, disse Erdogan. Ele mencionou que as partes discutiram o acordo de grãos, acrescentando que ele desempenhou um "grande papel" na prevenção de uma crise alimentar. O líder turco também disse que considera as expectativas de Moscou sobre a iniciativa como "justas".

"Preparamos um novo pacote de propostas após consultas com a ONU. Estamos confiantes de que podemos alcançar o resultado desejado com esse novo pacote e retomar a iniciativa o mais rápido possível," disse

A Iniciativa de Grãos do Mar Negro foi um acordo mediado pela Turquia que permitia à Ucrânia exportar seus grãos sob garantias de segurança fornecidas pela Rússia. No entanto, Moscou se retirou do acordo em julho, um ano após ser inicialmente selado. A Rússia acusou a ONU, que também ajudou a mediar o esquema, de não cumprir suas promessas de facilitar a exportação de alimentos e fertilizantes russos. Moscou argumentou que as remessas russas enfrentaram problemas devido a sanções econômicas ocidentais, apesar das alegações dos EUA e seus aliados de que isso não aconteceria.

Moscou afirmou que empresas privadas relutam em atender navios russos, temendo retaliação dos EUA, enquanto exportadores russos enfrentaram problemas de pagamento após serem excluídos do sistema bancário internacional SWIFT.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos jornalistas que a primeira rodada de negociações russo-turcas, que envolveu autoridades de alto escalão e durou cerca de 90 minutos, foi construtiva. Ele acrescentou que não se esperava a assinatura de acordos após as conversas. (Com informações da Sputnik). 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: