ONU questiona ação do governo Bolsonaro contra sociedade civil
Um relatório da ONU vai fazer um alerta sobre a decisão antidemocrática do governo de Jair Bolsonaro de restringir o trabalho de conselhos que são canais de participação da sociedade civil na formulação e debate de políticas no país
247 - Um documento da ONU, preparado pela relatora especial sobre eliminação da discriminação contra pessoas afetadas pela hanseníase, Alice Cruz, critica o governo Bolsonaro pelas restrições impostas a conselhos da sociedade civil.
A diplomata realizou uma missão ao Brasil e, em duas semanas, fará recomendações ao governo diante do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, informa o jornalista Jamil Chade, que faz cobertura especial sobre a atividade da ONU em Genebra, Suíça.
Um trecho do documento tece críticas ao Decreto Presidencial nº 9759/2019, publicado em abril de 2019, que estabelece uma mudança na existência dos conselhos colegiados, inclusive extinguindo alguns deles.
A ação do Planalto já gerou duras críticas por parte de instituições e ativistas, além de ser interpretado como um ato de restrição da participação da sociedade civil no debate de políticas públicas.
O debate, agora, chega à ONU, em mais um exemplo da resistência internacional contra as práticas de direitos humanos adotadas pelo governo brasileiro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: