HOME > Mundo

Opositor russo Alexey Navalny é condenado a mais 19 anos de prisão

A figura da oposição russa foi considerada culpada por acusações de extremismo

(Foto: REUTERS / Instagram / @navalny)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

RT - Preso, o ativista político russo Alexey Navalny, apoiado pelo Ocidente, foi condenado a mais 19 anos atrás das grades. A notícia sobre a decisão judicial foi divulgada por seus associados na tarde de sexta-feira.

A figura da oposição foi considerada culpada por várias acusações relacionadas ao extremismo, incluindo a criação de um grupo extremista, convocação de ações extremistas, financiamento de tais atividades e atração de menores para elas, bem como a reabilitação da ideologia nazista.

As acusações viram Navalny receber uma sentença combinada de 19 anos. O ex-líder do protesto em Moscou está preso desde 2021, cumprindo uma pena de prisão separada após ser condenado por fraude.

Navalny, de 47 anos, acabou preso depois de retornar da Alemanha, onde estava se recuperando de um suposto envenenamento. Ele foi considerado violador dos termos de sua sentença suspensa por fraudar a subsidiária russa do fabricante francês de cosméticos Yves Rocher em milhões de rublos. A princípio suspensa, a pena foi acionada e ele foi enviado para uma colônia penal por dois anos e oito meses.

No início de 2022, Navalny recebeu mais nove anos atrás das grades, após ser considerado culpado de desacato ao tribunal e fraude. As acusações estavam relacionadas às atividades da HIS Anti-Corruption Foundation (FBK), com a figura da oposição acusada de gastar as doações arrecadadas pela organização sem fins lucrativos para “necessidades pessoais” e também para financiar “atividades extremistas”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: