HOME > Mundo

Petro critica a UE por não reagir às invasões do Iraque ou da Síria como fez com a Ucrânia

Assim como Gabriel Boric do Chile, o presidente colombiano disse que a Ucrânia está sofrendo uma "invasão imperial" por parte da Rússia

Gustavo Petro 18/7/23 (Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Télam - O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, criticou nesta terça-feira (18) em Bruxelas a União Europeia (UE) por não reagir da mesma forma às invasões do Iraque ou da Síria, como tem feito em relação à Ucrânia. Ele afirmou que a Ucrânia está sofrendo uma "invasão imperial" por parte da Rússia durante a plenária do encontro entre a UE e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).

"Na Europa, vocês apresentaram seus argumentos", disse o presidente colombiano em relação à guerra na Ucrânia, enfatizando que "sem dúvida, há uma invasão imperialista na Ucrânia". "Mas qual é o nome daquilo que ocorreu no Iraque, na Líbia ou na Síria? Por que essas situações não receberam a mesma reação que a atual?", questionou. 

Nesse contexto, o presidente sugeriu que seria melhor "trabalharmos com um conceito geral que impeça qualquer pessoa de invadir outro país, independentemente de quem seja". Ele propôs o exemplo do "crime de transgressão ou agressão internacional", que permitiria a criminalização de invasões, conforme relatado pela agência de notícias Europa Press.

Dessa forma, afirmou ele, "estaríamos muito mais alinhados, uma vez que a América Latina também sofreu invasões, assim como outros países que não estão no hemisfério norte".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: