TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Presidente do Partido Republicano deixará cargo após pressão de Trump

    Há duas semanas, Trump apoiou o líder do Partido Republicano da Carolina do Norte, Michael Whatley, como próximo chefe do Comitê Nacional e sua nora, Lara Trump, como copresidente

    Ronna McDaniel, presidente do Comitê Nacional Republicano, fala ao público no terceiro debate presidencial dos candidatos republicanos em Miami, Flórida, Estados Unidos (Foto: REUTERS/Mike Segar)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    WASHINGTON (Reuters) - A presidente do Partido Republicano, Ronna McDaniel, disse nesta segunda-feira que deixará seu cargo, após semanas de pressão pública do provável candidato presidencial do partido para 2024, Donald Trump.

    A mudança ocorreu depois que Trump, favorito para a indicação presidencial do partido, afirmou que desejava fazer mudanças no Comitê Nacional Republicano (RNC, na sigla em inglês) à medida que se prepara para uma provável revanche com o presidente Joe Biden em novembro.

    "Historicamente, o RNC tem passado por mudanças quando temos um candidato e sempre foi minha intenção honrar essa tradição. Continuo comprometida com a reconquista da Casa Branca e com a eleição dos republicanos em novembro", disse McDaniel em um comunicado. Ela agradeceu a Trump e disse que sua saída entrará em vigor em 8 de março para permitir que o candidato republicano escolha o novo líder.

    Quinze Estados e um território dos EUA realizarão disputas pela nomeação republicana em 5 de março. >>> LEIA TAMBÉM: Trump diz que irá receber mais votos de eleitores negros após sofrer acusações criminais

    Há duas semanas, Trump apoiou o líder do Partido Republicano da Carolina do Norte, Michael Whatley, como o próximo chefe do RNC e sua nora, Lara Trump, como copresidente, consolidando seu controle sobre o partido à medida que se aproxima da indicação presidencial.

    Quem substituir McDaniel enfrentará o desafio de unificar um partido fragmentado, faltando apenas nove meses para as eleições de 2024. O RNC desempenha um papel fundamental na arrecadação de dinheiro para o candidato indicado, na promoção da mensagem do partido e na mobilização de recursos e eleitores.

    Depois de uma reunião com McDaniel neste mês, Trump escreveu nas redes sociais que pressionaria por mudanças no RNC após a primária da Carolina do Sul, que ele venceu com folga no sábado.

    Logo após vencer a eleição de 2016, Trump apoiou McDaniel - sobrinha de seu ex-crítico e candidato republicano à Presidência em 2012, Mitt Romney - para assumir o comando do RNC.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: