HOME > Mundo

Putin diz que ordem mundial multipolar acabará prevalecendo

Putin destacou que Moscou é contra "a nova ordem mundial sendo construída apenas no interesse de um país, os Estados Unidos"

(Foto: Sputnik / Mikhail Metsel)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

MOSCOU, 26 de fevereiro (Sputnik) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste domingo que será bem-sucedida a luta por um mundo multipolar, onde os interesses de todos na arena internacional sejam respeitados.

"E no final, esta posição - a luta por um mundo multipolar, pelo respeito a todos na arena internacional, por levar em conta os interesses de todos - vai prevalecer, não tenho dúvidas disso", disse Putin a um programa de TV russo.

O presidente observou que a Rússia não se opõe a mudanças no mundo, incluindo uma reforma das Nações Unidas, mas Moscou é contra "a nova ordem mundial sendo construída apenas no interesse de um país, os Estados Unidos".

"Entendemos que após o colapso da União Soviética, a situação no mundo está mudando e novos centros de poder estão surgindo. Naturalmente, isso deve ter um impacto na estrutura e nas prioridades de como as relações internacionais são construídas", disse Putin.

O presidente acrescentou que as tentativas das potências ocidentais de mudar o mundo apenas para atender a seus próprios interesses após o colapso da União Soviética resultaram na Rússia sendo "forçada a responder a isso".

As autoridades russas repetidamente apelaram por um mundo multipolar com muitos centros de poder que levasse em conta os interesses de todas as nações, condenando a política estadunidense de hegemonia global.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: