HOME > Mundo

Relatora da ONU diz que Israel age como "potência colonial" ao manter ocupação de territórios palestinos

"A causa são as colônias. Israel é uma potência colonial que mantém a ocupação para obter o maior território possível para os judeus", disse Francesca Albanese

(Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A relatora da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Francesca Albanese, afirmou, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, que Israel age como uma “potência colonial” ao manter a ocupação dos territórios palestinos visando obter o máximo de terras para si. 

 “Para mim, o apartheid é um sintoma e uma consequência das ambições territoriais de Israel em relação ao que resta de uma Palestina cercada. A causa são as colônias. Israel é uma potência colonial que mantém a ocupação para obter o maior território possível para os judeus. E é isto que leva às numerosas violações do Direito Internacional”, disse Francesca.

Ainda segundo ela, “se existe realmente empenho na solução de dois Estados, como o Reino Unido parece estar disposto, retoricamente, na minha opinião, assim como ocorre em todos os países ocidentais, é preciso certificar-se de que a conduta de Israel está alinhada com a possibilidade de existir um Estado palestiniano, o que significa a soberania do ponto de vista político, econômico e cultural”.

Para a relatora, “só há uma forma de resolver o problema, que é garantir que Israel cumpre o direito internacional". 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: