TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Rio Sena inspira despoluição do Tietê

    Governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai assinar parceria com o presidente francês, François Hollande, para trazer técnica de recuperação do Sena ao país; na década de 60, o rio era considerado o mais poluído da França e agora comemora volta de espécies de peixes nativos; a meta é que até 2015 esteja completamente limpo 

    Governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai assinar parceria com o presidente francês, François Hollande, para trazer técnica de recuperação do Sena ao país; na década de 60, o rio era considerado o mais poluído da França e agora comemora volta de espécies de peixes nativos; a meta é que até 2015 esteja completamente limpo  (Foto: Felipe L. Goncalves)
    Felipe L. Goncalves avatar
    Conteúdo postado por:

    Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris – Não há vista mais mágica da Torre Eiffel do que a bordo do Bateau Mouche no entardecer. E pensar que até o início dos anos 60 esse passeio era considerado improvável. O rio Sena era um dos mais poluídos da França, degradado pela retomada industrial pós-guerra e pelo esgoto doméstico.

    Na época, os cientistas consideravam o rio como biologicamente morto, com apenas três das 32 espécies de peixes nativos identificáveis. Mas em 1964 o país criou uma rede de tratamento e de recuperação do ecossistema. Em 2009, autoridades francesas comemoraram a volta dos salmões ao Sena depois de quase um século devido à gradativa melhora da qualidade das águas. Hoje, 16 milhões de pessoas vivem a sua margem e a meta é que até 2015 o rio esteja completamente limpo.

    A fiscalização sobre o rio também é rigorosa. A multa contra poluição pode chegar a 100 milhões de euros e todo o dinheiro arrecadado é investido em sua purificação.

    O modelo se tornou uma referência mundial e agora traz esperanças para o Rio Tietê, em São Paulo. Na próxima sexta-feira, o presidente da França François Hollande e o governador paulista Geraldo Alckmin assinarão um pacote de 50 iniciativas conjuntas que inclui a cooperação para a despoluição do Tietê, a recuperação e urbanização da Serra do Mar e o desenvolvimento urbano em municípios do Litoral Norte.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: