TV 247 logo
HOME > Mundo

Rússia indica que não reconhecerá Zelensky após mandato do presidente ucraniano encerrar

O ministro das Relações Exteriores russo discursou sobre a possibilidade de Zelensky ser considerado líder ilegítimo após lei marcial impedir as eleições ucranianas

Volodymyr Zelensky (Foto: POOL/REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - A Rússia pode não precisar reconhecer o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como o líder legítimo da Ucrânia após o término do seu mandato presidencial em 21 de maio, disse o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, nesta quinta-feira (28).

"Falando sobre 20 de maio e o que acontecerá em 21 de maio, vamos viver até essa data primeiro. Talvez então não haja necessidade de reconhecer nada," disse Lavrov, ao comentar sobre a observação do embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, de que a decisão de Zelensky de não realizar uma eleição presidencial o tornaria ilegítimo como líder ucraniano a partir de 21 de maio.

A eleição presidencial deveria ocorrer na Ucrânia na primavera de 2024, de acordo com a legislação do país. No entanto, a constituição ucraniana proíbe a realização de eleições sob lei marcial, que está em vigor no país desde o início da operação militar russa. Em fevereiro, o parlamento ucraniano aprovou a extensão da lei marcial no país por mais 90 dias.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados