HOME > Mundo

Rússia rescinde compromisso em memorando com a ONU sobre acordo de grãos, diz Guterres

Secretário-Geral das Nações Unidas enviou carta a Putin

Secretário-geral da ONU, António Guterres (Foto: REUTERS/Lisa Leutner)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

TASS - A decisão de Moscou de deixar o acordo de grãos também significa rescisão dos compromissos da Rússia no Memorando de Entendimento com as Nações Unidas para o acordo, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, na segunda-feira (17).

"Com a decisão de encerrar a Iniciativa do Mar Negro, a Federação Russa também rescindiu seu compromisso de 'facilitar a exportação desimpedida de alimentos, óleo de girassol e fertilizantes dos portos do Mar Negro controlados pela Ucrânia' - conforme expresso no Parágrafo 1 do Memorando de Entendimento entre a Federação Russa e as Nações Unidas", observou.

Enquanto isso, "desde a assinatura do Memorando de Entendimento, e também levando em consideração as medidas adotadas pela Federação Russa, o comércio russo de grãos atingiu altos volumes de exportação e os mercados de fertilizantes estão se estabilizando com as exportações russas em plena recuperação, conforme declarado pela União Russa de Exportadores de Grãos e Associação Russa de Produtores de Fertilizantes", disse o secretário-geral da ONU, acrescentando que ele também sublinhou isso em uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin.

"Minha carta também mencionou que: 'a Federação Russa destacou a questão do acesso ao SWIFT pelo Banco Agrícola Russo como um fator-chave que influencia suas decisões. Nesta frente, as Nações Unidas recentemente intermediaram uma proposta concreta para permitir que uma subsidiária do Banco Agrícola Russo recupere o acesso ao SWIFT com a Comissão Europeia'", disse Guterres. "A carta detalhava como: 'Construímos um mecanismo de pagamentos sob medida para o Banco Agrícola Russo, por meio do JP Morgan e fora da SWIFT'", acrescentou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: