HOME > Mundo

Rússia suspende participação em acordo de grãos no Mar Negro

O Kremlin observou que, assim que a parte russa dos acordos for cumprida, a Rússia retornará imediatamente ao acordo

Armazém de grãos em Zhovtneve, Ucrânia 14/07/2016 (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Xinhua) -- Moscou suspendeu sua participação no acordo de exportação de grãos do Mar Negro, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira (17), quando o acordo estava prestes a expirar. "Infelizmente, a parte desses acordos do Mar Negro que diz respeito à Rússia não foi implementada até agora, então seu efeito foi encerrado", informou a mídia local citando Peskov. 

A Rússia vinha reclamando que suas demandas para melhorar suas próprias exportações de grãos e fertilizantes não foram atendidas. Peskov, no entanto, observou que, assim que a parte russa dos acordos for cumprida, o país retornará imediatamente ao acordo.

Rússia e Ucrânia assinaram separadamente com Turquia e as Nações Unidas a Iniciativa de Grãos do Mar Negro em Istambul em julho de 2022, que permitiu à Ucrânia exportar seus grãos e outros produtos agrícolas de seus portos no Mar Negro.

A iniciativa, inicialmente válida por 120 dias, foi prorrogada em meados de novembro de 2022 por mais 120 dias até 18 de março de 2023. Então, a Rússia concordou em estender o acordo por apenas 60 dias. Em 17 de maio, a Rússia concordou em estender o acordo por mais 60 dias.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: