HOME > Mundo

Rússia: 'vamos monitorar de perto o que a Suécia fará na Otan, um bloco militar agressivo'

A porta-voz russa Maria Zakharov disse 'a adesão do governo sueco à Organização do Tratado do Atlântico Norte é acompanhada pelo contínuo aumento da histeria antirrussa no país'

Maria Zakharova (Foto: Ministério das Relações Exteriores da Rússia)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharov, afirmou que o governo russo vai monitorar "de perto o que a Suécia fará no agressivo bloco militar", numa referência à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), liderada pelos Estados Unidos.

Esta semana, o Parlamento da Hungria aprovou nesta segunda-feira (26) um projeto de lei para permitir que a Suécia ingresse na Otan. O governo húngaro foi o último dos 31 membros da aliança a ratificar a adesão da Suécia.

"Monitoraremos de perto o que a Suécia fará no agressivo bloco militar, como realizará sua adesão na prática (...) com base nisso, construiremos nossa resposta com medidas retaliatórias de natureza técnico-militar e outras", disse Maria Zakharova.

"A adesão da Suécia à Otan é acompanhada pelo contínuo aumento da histeria antirrussa no país, que, infelizmente, é incentivada pela liderança política e militar sueca, mas sua principal fonte está no exterior. Não são os próprios suecos que estão fazendo a escolha; essa escolha foi feita para os suecos", complementou.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, disse que os comentários da Rússia não foram surpreendentes.

"Isso foi o que eles disseram quando a Finlândia aderiu à Otan, também", declarou Kristersson, segundo a agência de notícias TT, na quarta-feira, durante uma viagem à cidade de Trollhatten, no sul da Suécia.

"É bem sabido que a Rússia não gosta do fato de a Suécia ou a Finlândia serem membros da Otan, mas nós tomamos nossas próprias decisões.".

Ele disse que a Suécia estava "alerta" para enfrentar qualquer resposta da Rússia.

* Com informações divulgadas pela Reuters

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: