HOME > Mundo

Sanders após encontro com Lula: 'a direita autoritária, seja Trump ou Bolsonaro, faz uma ameaça massiva a democracias' (vídeo)

O senador norte-americano alertou para "uma ameaça massiva vinda de extremistas da direita"

Luiz Inácio Lula da Silva (à esq.) e o senador Bernie Sanders em Washington (EUA) (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O senador dos Estados Unidos Bernie Sanders (Partido Democrata) alertou nesta sexta-feira (10), no seu país, que existe "uma ameaça massiva vinda de extremistas da direita que são autoritários, seja Trump ou Bolsonaro. "Estão tentando desestabilizar a democracia", afirmou o parlamentar em entrevista à imprensa nos EUA. 

O congressista teve um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Direitos dos trabalhadores foram alguns dos assuntos discutidos entre as duas lideranças. 

A Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, a AFL-CIO, demonstrou apoio a Lula e destacou a importância de se fortalecer o movimento sindical nos dois países. É a maior federação de sindicatos dos EUA, formada por 56 entidades, as quais representam mais de 12 milhões de trabalhadores ativos e aposentados.

O presidente Lula também citou a preservação ambiental como uma das principais alternativas para o desenvolvimento social e economicamente sustentável de um país. 

O petista falou sobre a guerra na Europa e disse que a invasão da Ucrânia “foi um equívoco da Rússia”. Também chegou a defender que políticos de países emergentes façam o papel de interlocutores para negociar o término da guerra.  O grupo poderia contar com Indonésia, China, Turquia e Brasil, além de outros emergentes.

O presidente norte-americano quer uma condição para apoiar Lula em uma possível iniciativa do petista no sentido de acabar com os conflitos na Ucrânia, ocupada por forças da Rússia, que é contra a entrada dos ucranianos na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos EUA.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: