Secretário-Geral do Partido Comunista Português visita Cuba
Paulo Raimundo, acompanhado de uma delegação do PCP, iniciou a visita à ilha na segunda-feira (12) e foi recebido pelo presidente da República
247, José Pedro Faya, de Lisboa - O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, iniciou no passado dia 12 uma visita a Cuba, realizada a convite do Partido Comunista de Cuba. O secretário-geral, acompanhado por uma delegação do PCP, foi recebido no Palácio da Revolução por Miguel Díaz-Canel, primeiro-secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba e presidente da República de Cuba.
A visita, que permitiu a realização de vários contatos, também contribuiu para o fortalecimento da relação de amizade histórica entre os dois partidos. Ao longo de décadas, o PCP tem defendido firmemente o fim do bloqueio a Cuba, tanto no Parlamento Português quanto no Parlamento Europeu, para além de várias outras iniciativas que organiza em solidariedade com o povo cubano.
O bloqueio, iniciado há 64 anos e intensificado ao longo do tempo, foi uma medida coercitiva, unilateralmente imposta, e viola o direito internacional e os princípios inscritos na Carta das Nações Unidas, e é condenado anualmente, desde 1992, pela Assembleia Geral da ONU, com a esmagadora maioria dos países votando contra a sua manutenção.
Para além de atentar contra a sua soberania, o bloqueio impõe sérios entraves ao seu desenvolvimento económico e social, incluindo o impedimento ao acesso a bens essenciais, visando asfixiar o povo cubano para reverter as conquistas da Revolução. Apesar desta agressão, o país tem alcançado notáveis êxitos, do que é exemplo o seu sistema de saúde pública de referência.
Ambos os partidos participam do Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários, que teve a sua última reunião em Havana, em outubro de 2022. O Partido Comunista de Cuba participa também, anualmente, na Festa do Avante! - o maior evento político-cultural de Portugal, organizado pelo Partido Comunista Português.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: