HOME > Mundo

Um marxista é o novo líder do Partido Social Democrata da Áustria

Áustria vive momento de avanço das forças de esquerda

(Foto: Twitter/Andreas Babler/Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Andreas Babler, um marxista que descreveu a UE como uma aliança militar pior do que a Otan, é o novo chefe do Partido Social Democrata da Áustria. Para vencer, ele superou por pouco um candidato anti-imigrante. Agora ele deve derrotar a direita dentro do partido, informa o Jacobin.

Babler nasceu em uma família da classe trabalhadora na cidade de Mödling, a poucos passos de Viena. Aos dezesseis anos, ingressou na Juventude Socialista da Áustria (SJÖ), uma organização juvenil socialista, antifascista e internacionalista com estreita relação com o SPÖ. Ele rapidamente subiu na hierarquia, tornando-se vice-presidente da seção internacional do grupo.

No mês passado, Babler também levantou as sobrancelhas ao afirmar: “Sou marxista, tenho orientação marxista, desde meus dias na organização juvenil”. Quando questionado sobre esses comentários em uma entrevista posterior, ele se dobrou, dizendo: “Eu realmente não entendo a reação. Marx foi um pensador que moldou o partido e o programa do partido de várias maneiras.”

Para muitos, pode parecer chocante que um líder de um partido social-democrata europeu possa eleger alguém tão abertamente de esquerda quanto Babler. Seus dias no SJÖ o transformaram no político que ele é hoje, e ele foi recompensado por permanecer fiel às suas crenças enquanto a organização o ajudava a colocar seu nome nas urnas.

As vitórias do Partido Comunista da Áustria (KPÖ) nas eleições locais mostraram que existe um apetite por uma agenda genuinamente radical em áreas tradicionalmente conservadoras. Babler não é muito conhecido no oeste do país, onde o KPÖ teve sucesso, mas pode encontrar um terreno fértil lá. O Partido Verde, cuja agenda conquistou amplo apoio na última eleição nacional, perdeu credibilidade desde que se juntou a um governo de coalizão com o conservador ÖVP. Os progressistas estão procurando uma alternativa; sob a liderança de Babler, o SPÖ poderia oferecer um.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: