Vietnã recebe Putin com promessa de fortalecer relações
Visita abre perspectiva de parceria estratégica abrangente
Reuters - O Presidente russo Vladimir Putin foi recebido no Vietnã com uma salva de 21 tiros durante uma cerimônia militar nesta quinta-feira (20), enquanto um dos principais líderes do país comunista elogiou uma parceria estratégica abrangente com Moscou e prometeu fortalecer os laços. O Presidente vietnamita To Lam parabenizou Putin por sua reeleição e elogiou as conquistas da Rússia, incluindo a "estabilidade política interna", enquanto os dois se encontraram em Hanói. "Mais uma vez, parabéns ao nosso camarada por receber um apoio esmagador durante a recente eleição presidencial, sublinhando a confiança do povo russo", disse Lam.
Putin respondeu dizendo que fortalecer uma parceria estratégica abrangente com o Vietnã era uma das prioridades da Rússia. O líder russo disse que respeitava o diálogo com o bloco regional, a Associação das Nações do Sudeste Asiático, na qual ele disse que o Vietnã desempenhava um papel ativo.
Putin, que chegou nas primeiras horas de quinta-feira, está na última etapa de sua turnê de duas nações pela Ásia, após concluir um pacto de defesa com a Coreia do Norte.
A recepção de Putin pelo Vietnã gerou críticas dos Estados Unidos, que elevaram as relações diplomáticas com Hanói no ano passado e são o principal mercado de exportação do Vietnã. Uma declaração da embaixada dos EUA no início da semana disse que nenhum país deveria dar a Putin uma plataforma para promover a guerra da Rússia na Ucrânia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: