HOME > Mundo

Zelensky compartilha foto de soldado com insígnia nazista

Enquanto a Rússia comemorava a derrota do fascismo na Segunda Guerra Mundial, o presidente Zelensky da Ucrânia compartilhou uma imagem de um soldado usando um emblema da SS

(Foto: Gabinete de Imprensa Presidencial da Ucrânia)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Do RT - O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky marcou o Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial compartilhando uma imagem de um soldado ucraniano usando o emblema da "cabeça da morte" de uma unidade de elite da Waffen SS nazista. Embora a foto tenha sido logo excluída de suas mídias sociais, o Ministério da Defesa em Kiev também postou a foto.

O item ofensivo foi colocado no Instagram e no Telegram por Zelensky, na segunda-feira. Nele, um soldado ao lado de uma arma de artilharia usa a 'cabeça da morte' ou insígnia “totenkopf” da 3ª Divisão SS Panzer, uma unidade de soldados nazistas de elite infame por cometer vários crimes de guerra e massacres de civis franceses e judeus poloneses. O próprio Zelensky é de herança judaica. 


Grupos de defesa consideram o logotipo da cabeça da morte um “símbolo de ódio” usado por “neo-nazistas e outros supremacistas brancos”.

Embora a foto tenha sido logo removida, ela também foi postada no Twitter pelo Ministério da Defesa da Ucrânia, sob uma citação de Zelensky reconhecendo o dia 9 de maio como o “Dia da Vitória sobre o Nazismo”.

Captura de tela de uma postagem no Twitter mostrando um soldado usando insígnia nazista do Ministério da Defesa ucraniano, 9 de maio de 2022
Captura de tela de uma postagem no Twitter mostrando um soldado usando insígnia nazista do Ministério da Defesa ucraniano, 9 de maio de 2022(Photo: RT/Reprodução)


Em um discurso comemorativo do Dia da Vitória, que marca a derrota da Alemanha nazista pela União Soviética, Zelensky no domingo acusou a Rússia de impor "uma reconstrução sangrenta do nazismo" à Ucrânia.

Em Moscou, no entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, criticou os EUA e seus aliados da OTAN por apoiarem “nazistas” na Ucrânia e descreveu a operação militar lá como um “ataque preventivo à agressão”.

A Ucrânia é o único país do mundo que integrou milícias abertamente neonazistas em suas forças armadas nacionais e, embora essas milícias já tenham sido descritas  pela mídia ocidental como “neo-nazistas” , agora são chamadas de “grupos de extrema direita”. ” Desde que as tropas russas entraram na Ucrânia em fevereiro, esconderijos de parafernália nazista foram encontrados nas casas e bases desses membros da milícia, e contas de mídia social administradas pelo governo ucraniano postaram imagens semelhantes de soldados usando símbolos nazistas e de extrema-direita .

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: