Compras seguras na Black Friday: 6 dicas essenciais para evitar fraudes
Desvende os segredos dos golpistas e faça compras seguras na Black Friday!
A Black Friday é um dia perfeito para fazer compras, e os golpistas sabem disso. Por isso, reunimos algumas dicas para que você se proteja nessa data e tenha apenas boas experiências nas suas compras. Continue a leitura e saiba mais
Desconfie de ofertas tentadoras de sites desconhecidos
Cuidado com valores muito abaixo do preço oficial. Mesmo em um dia de promoções, os preços tendem a seguir uma média. Em caso de dúvida, verifique na barra de endereços do navegador se você está comprando no site oficial da empresa.
Cuidado com promoções relâmpago
Você sabia que uma das táticas usadas por golpistas é induzir uma ação rápida? Lançar uma promoção que acaba em poucos minutos pode ser uma maneira de convencer você a fornecer suas informações pessoais.
Compre de empresas conhecidas
Mesmo que o produto que você queira esteja com uma promoção incrível, é perigoso comprar de uma marca desconhecida ou sem reputação construída. Prefira empresas confiáveis, como a Amazon, onde você pode aproveitar promoções e até encontrar cupons Amazon para economizar ainda mais. Comprar em sites conhecidos reduz o risco de não receber o produto ou de ter seus dados pessoais utilizados de forma indevida.
Cuidado com Compras nas Redes Sociais
Embora existam várias ofertas de produtos nas redes sociais, muitas delas não são verdadeiras. Em muitos casos, golpistas utilizam inteligência artificial para manipular imagens de artistas e oferecer produtos fraudulentos.
Não estamos dizendo que você não deve comprar de pequenos comerciantes que vendem apenas pelas redes sociais: essa dica é válida para ofertas de grandes empresas, que normalmente possuem sites oficiais.
Evite Fraudes: Prefira o Cartão de Crédito Virtual
Evite usar o número do seu cartão de crédito físico para comprar na internet! Praticamente todos os aplicativos financeiros oferecem a opção de criar um cartão de crédito virtual. Dessa forma, se você tiver algum problema com compras não reconhecidas, será muito mais fácil bloquear e resolver a situação com a operadora do cartão.
Além disso, sempre que possível, escolha a opção de cartão virtual provisório, que vale apenas para uma compra. Assim, você garante que aquele número não será reutilizado em futuras compras pela internet.
Consulte o Procon Antes de Comprar
Sabia que, geralmente, antes da Black Friday, alguns Procons divulgam uma lista de empresas com maior índice de reclamações? Então, se informe sobre elas acessando o site do Procon do seu estado antes de fazer suas compras. Conhecer essas empresas pode ajudar você a se manter longe de problemas.
Agora que você já sabe como se proteger nas compras feitas pela internet, basta ficar de olho nas ofertas. Acompanhe plataformas de cupons como a Cupoland para encontrar ofertas confiáveis desde o início de novembro.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: