Impasse na Bahia pode entregar DEM para Chalita em SP
Partido teria condicionado apoio Jos Serra entrada do PSDB na coligao de ACM Neto em Salvador. Tucanato baiano resiste ideia
247 – O candidato tucano à prefeitura de São Paulo pode perder o apoio do DEM por causa de um impasse na Bahia. O partido condicionou a aliaça com José Serra à entrada do PSDB na coligação de ACM Neto, em Salvador. Caso contrário, pode se juntar ao candidato do PMDB, Gabriel Chalita. Mas o tucanato baiano resiste à ideia. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA), que já foi prefeito da cidade, ainda pensa em se candidatar ao posto em 2012. É o que diz o colunista Josias de Souza.
Leia o post publicado em seu blog sobre o assunto:
Candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra viu-se compelido a levar suas articulações à cidade de Salvador. Esforça-se para empurrar o tucanato para dentro da coligação de ACM Neto, que tenta viabilizar-se como candidato do DEM a prefeito da capital baiana.
O DEM condicionou o apoio a Serra à entrada do PSDB na canoa de ACM Neto. O recado foi entendido, mas o tucanato baiano, a despeito das pressões de Serra, resiste à ideia de subir a bordo.
A resistência parte sobretudo do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Cria política do velho ACM, egresso do ex-PFL, Imbassahy já foi prefeito de Salvador. Em 2012, quer porque quer disputar novamente a cadeira.
Se o nariz torcido de Imbassahy prevalecer sobre os interesses de Serra, ACM Neto deve desistir de concorrer à prefeitura. Sem o suporte tucano, cogita apoiar o candidato do PMDB de Geddel Vieira Lima, o radicalista Mário Kertész.
Nessa hipótese, para desassossego de Serra, o DEM planeja entregar seu tempo de tevê em São Paulo a Gabriel Chalita, que disputa a sucessão de Gilberto Kassab pelo PMDB do vice-presidente Michel Temer.
A cúpula do tucanato trata os arroubos da tribo ‘demo’ como mera ameaça. Com o PSDB pelas tampas, a caciquia do DEM jura que fala sério. Preventivamente, mantém abertos os canais de comunicação com Temer.
Nos últimos dias, gastaram-se baldes de saliva tentando dobrar as resistências de Imbassahy. Por ora, nada. À espera de um gesto, ACM Neto se autoimpôs um limite. Deseja tomar uma decisão até o final de abril.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: