HOME > Poder

Sonia Guajajara é 'consenso' para assumir Ministério dos Povos Originários de Lula

A líder indígena está atualmente no Egito para participar da COP 27 e deve receber lá mesmo o convite de Lula para integrar o governo

Sônia Guajajara e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A primeira deputada federal indígena eleita por São Paulo na história, Sonia Guajajara (PSOL-SP), é "nome de consenso" para liderar o Ministério dos Povos Originários do futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informa o jornal O Globo.

O martelo foi batido no último final de semana, quando lideranças indígenas se reuniram para debater o assunto. A deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) também estava forte na disputa, "mas a coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) levou vantagem."

Guajajara também conta com o apoio de importantes aliados de Lula, que inclusive estão na equipe de transição do novo governo, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a esposa de Lula, Janja, e a deputada federal eleita e ex-ministra Marina Silva (Rede-SP).

"O nome de Sonia ganhou força por ter visibilidade e grande reconhecimento da comunidade internacional, além de ser mulher, um dos motivos que ensejaram o apoio de Janja, que é admiradora de seu trabalho", relata O Globo. Ela está atualmente no Egito para participar da COP 27, conferência do clima organizada pela ONU, e deve receber lá mesmo o convite de Lula para integrar o governo.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: