34 órgãos juntos pela segurança na Copa do Mundo
Nesta quinta-feira 17, o GDF criou Comissão Distrital de Segurança Pública para o evento; grupo terá 16 oficinas temáticas para preparação
Agência Brasília - A capital federal conta agora com a Comissão Distrital de Segurança Pública para a Copa do Mundo. O grupo formado por 34 órgãos e coordenado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, tem como meta integrar as ações de planejamento e de simulação que cada órgão já desenvolve separadamente. Cada cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 instituirá uma comissão de segurança pública, formada por instituições ligadas diretamente à segurança pública e membros convidados.
"É importante lembrar que muitas das ações de segurança previstas para serem trabalhadas na Comissão já estão em pleno andamento dentro de cada órgão envolvido. A Comissão irá unir os diferentes órgãos e seus trabalhos, consolidá-los em um único plano integrado de segurança e oficializá-los, para que sejam testados posteriormente, sob a coordenação da Secretaria Extraordinária do Ministério da Justiça", explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Na capital federal, além do trabalho interno desenvolvido por cada órgão de segurança pública, diversas ações já serviram como treinamento para atuação em grandes eventos. Na festa de comemoração do aniversário de 52 anos de Brasília, a Polícia Militar do DF, por exemplo, adotou esquema que servirá de base para a segurança da Fifa Fan Fest, festa popular com transmissão dos jogos.
Também em abril deste ano, o Desafio Internacional de Beach Soccer, realizado no Parque Ecológico Águas Claras, serviu para que a corporação aprimorasse a preparação para o Mundial, com policiamento ostensivo, escolta dos atletas e apoio dos batalhões Turísticos e de Choque.
Em setembro de 2011, os policiais militares fizeram o primeiro grande treinamento com foco na Copa. A corporação realizou simulações de operações estratégicas na Ermida Dom Bosco, no Clube do Servidor, no Parque da Cidade, no Aeroporto JK – com cães farejadores e policiais bilíngues para atender turistas –, além de ações de desarmamento de explosivos na Torre de TV e de patrulhamento no Lago Paranoá. Os treinos terminaram com policiamento especial no grande show que celebrou a contagem regressiva de mil dias para o Mundial, realizado no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Integração
A partir da criação da Comissão, todas as ações desenvolvidas separadamente por cada órgão de segurança serão integradas por meio de 16 oficinas temáticas – que terão início ainda neste mês. Ao final, previsto para setembro, será elaborado um plano tático e operacional de segurança integrada para cada tema. O documento será validado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça. A previsão é de que, no início de 2013, o plano de cada área seja colocado em prática por meio de simulações operacionais, na capital federal.
A comissão é formada por 14 órgãos diretamente ligados à segurança pública e por 20 membros que podem contribuir para a construção de um plano unificado.
Membros Natos
Federais Distritais
Ministério da Defesa Comitê Organizador Brasília 2014
Polícia Federal Secretaria Segurança Pública DF
Polícia Rod. Federal Polícia Militar DF
ABIN Corpo de Bombeiros DF
Marinha Polícia Civil DF
Exército DETRAN/DF
Aeronáutica Defesa Civil DF
Membros Convidados
Federais Distritais
ANTT Secretaria de Ordem Pública e Social
INFRAERO Agência de Fiscalização
Receita Federal NOVACAP
ANAC DFTRANS
ANVISA METRÔ/DF
VIGIAGRO TCB
CINDACTA1 Secretaria de Transportes
SAMU Ministério Público DF
Tribunal de Justiça DF
DER/DF
Administração Regional de Brasília
Secretaria de Saúde
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: