HOME > Brasília

Coronel da PM-DF preso diz que Exército 'frustrou' desmonte de acampamento

O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto disse que o general Dutra, chefe do Comando Militar do Planalto, impediu a tentativa de desmobilizar o acampamento golpista em Brasília

Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto (Foto: Divulgação/PM-DF)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), disse que,até 9 de janeiro, comandantes militares do Exército "frustraram os planos" de retirada do acampamento golpista em frente ao QG do Exército, em Brasília (DF). O oficial está preso desde terça-feira (7). As declarações foram publicadas pelo portal Uol.

O coronel Naime foi preso por suspeita de omissão antes e durante o ato golpista de 8 de janeiro, quando apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal. 

O militar disse que, em 2022, o general Dutra, chefe do Comando Militar do Palácio do Planalto, impediu a tentativa de desmobilizar o acampamento golpista por ordem do então Comandante do Exército Júlio César de Arruda. 

O relato tem um conteúdo parecido com o relatório da intervenção federal da segurança do Distrito Federal, entregue no último 27 de janeiro. O texto, assinado pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, culpou diretamente o alto comando do Exército pela manutenção do acampamento golpista em Brasília. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: