TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Deputado Yury do paredão é expulso do PL por fazer e L e celebra: 'Continuarei fazendo política com diálogo'

    Decisão foi anunciada pelo presidente da sigla, Valdemar Costa Neto

    Lula e Yuri do Paredão (Foto: Reprodução)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – A fotografia do deputado Yury do Paredão (PL-CE), exibindo um gesto de apoio ao governo Lula, culminou em sua expulsão do Partido Liberal (PL), anunciada pelo presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, na quinta-feira. O PL, antigo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, se posiciona no Congresso como oposição ao atual governo.

    A imagem foi tirada durante um compromisso de Yury do Paredão com os ministros Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) na semana passada. A foto, que mostra Yury fazendo o "L" em referência ao presidente Lula, causou grande repercussão e discussão interna desde segunda-feira.

    Em resposta à confirmação de sua expulsão, o parlamentar agradeceu a Costa Neto pela oportunidade dada na eleição de 2022 e assegurou que continuará "fazendo política com diálogo, respeito, sem radicalismo, com tolerância". Yury poderá agora se filiar a outro partido sem o risco de perder seu mandato por infidelidade partidária.

    Dentro do PL, havia uma facção que advogava por colocar Yury do Paredão em uma "geladeira", mantendo-o ligado à legenda, em vez de sua expulsão. Segundo o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), ao expulsar Yury, Costa Neto estaria, de fato, fazendo exatamente o que o parlamentar deseja.

    Paralelamente à crise com o partido, Yury do Paredão usou as redes sociais na última quarta-feira para elogiar os programas do governo federal. No Twitter, ele disse que o projeto Desenrola Brasil, de Lula, é uma "iniciativa importante" para a economia do país.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: