HOME > Brasília

Lewandowski pode antecipar aposentadoria do STF para o início de 2023

Lula, portanto, teria que indicar um novo nome para o Supremo antes do previsto

Ministro Ricardo Lewandowski (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tem dito a pessoas próximas, segundo Carolina Brígido, do UOL, que não quer “esperar o café ser servido frio” e, com isso, poderá antecipar sua aposentadoria.

O magistrado completa 75 anos em maio, quando precisa abandonar sua cadeira no Supremo. O ministro, no entanto, planeja antecipar sua saída para o início de 2023. Portanto, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisará indicar um nome para ocupar a vaga de Lewandowski antes do previsto.

Segundo Lewandowski, é comum que magistrados permaneçam no cargo até o último antes da aposentadoria, mas as autoridades começam a perder relevância com a aproximação da data de saída.

Quando perguntado sobre a possibilidade de assumir um cargo no primeiro escalão do governo Lula, Lewandowski diz que não tem este plano. “O ministro é apontado por aliados de Lula como o maior dialogador da transição com o STF. A expectativa é que o ministro ajude o presidente eleito a escolher o novo ministro do Supremo”, diz a reportagem.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: