HOME > Brasília

Líder do PT garante 100% dos votos a favor do arcabouço e Gleisi diz que partido não faltará ao governo

Líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu garantiu que nenhum deputado petista apresentará emendas ao projeto

Zeca Dirceu e Gleisi Hoffmann (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta quarta-feira que o partido não faltará ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto o líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR), garantiu que todos os votos petistas na Casa serão favoráveis à proposta de novo arcabouço fiscal enviada pelo Executivo ao Congresso e que nenhum deputado petista apresentará emendas.

Durante audiência conjunta das comissões de Desenvolvimento Econômico, de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tanto Gleisi quanto Dirceu ressalvaram que o PT permite a divergência e o debate por ser um partido democrático, mas garantiram o apoio ao governo.

"Só uma cabeça autoritária é que pensa que não se pode ter debate sobre propostas dentro do governo. Nós somos um partido democrático e sempre primamos pelo debate e pela discussão e vamos continuar assim. E o PT nunca faltará ao governo", disse Gleisi, que também é deputada pelo Paraná, na audiência, após ser nominalmente citada pelo deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que questionou Haddad se as políticas que defende como ministro tem apoio de seu partido.

Na mesma linha, também em resposta a uma citação nominal feita por Kataguiri, Dirceu garantiu que a bancada do PT votarará unida a favor da proposta de arcabouço fiscal e assegurou ainda que nenhum deputado petista apresentará emendas ao texto do relator da matéria, Claudio Cajado (PP-BA).

"Há da parte da bancada do PT uma sintonia fina com o governo, com as decisões tomadas pelo ministro (Haddad). Temos plena confiança na bancada do PT que as regras apresentadas são boas para o governo e para o país e estão em sintonia com o que pensa grande parte do Congresso Nacional", disse o líder.

"A bancada do PT é democrática, todo mundo tem direito a críticas, questionamentos, mas ela tem aqui um histórico e uma qualidade: ela vota unida. Ela vai dar 100% dos votos a favor do arcabouço fiscal e obviamente não vai apresentar emendas, por mais que continuará brigando para melhorar o texto naquilo que os relatores e os demais líderes acharem que é possível, e tem sim espaço para essa melhoria", disse o líder.

Ao detalhar seu parecer sobre a proposta de arcabouço fiscal na terça, Cajado disse que buscaria um acordo para que os deputados não apresentassem emendas ou destaques ao texto e para que não houvesse veto de Lula ao que for aprovado pelos parlamentares, como forma de tentar garantir uma ampla aprovação ao novo marco fiscal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: