HOME > Brasília

O modelo de distribuir ministérios aos aliados não atende mais ao Congresso, diz Tereza Cruvinel

A jornalista argumentou que o Congresso ganhou poder desde o governo Michel Temer e que o governo Lula precisa se adequar à nova realidade

Pacheco, Lula e Lira no dia da posse do presidente da República (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — Diante das diversas viagens internacionais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou desde o início de seu mandato, a jornalista Tereza Cruvinel afirmou, em entrevista à TV 247, que é preciso agora se preocupar com a situação interna para lidar com o Congresso Nacional.

Sobre a situação da articulação política no Brasil, a jornalista afirmou que, com os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, houve uma mudança importante no país. “O modelo de articulação, de formação de base, que Lula seguiu naquele tempo [nos primeiros mandatos], no passado, era o de partilha de governo em troca de votos no Congresso. […] Esse modelo não interessa mais ao Congresso a partir do momento em que o Congresso passou a mandar no Orçamento, a ter controle sobre verbas públicas através do Orçamento Secreto”, apontou.

“O Lula e o Supremo [Tribunal Federal] desmancharam esse sistema, mas ele continua prevalecendo de alguma forma, porque existem as emendas individuais, de bancada e de comissão. É isso que o Congresso tem, não está interessado em ministérios mais. Os deputados querem dinheiro, verbas, para chegarem nas suas bases e falarem: ‘essa estrada fui eu quem construiu’”, destacou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: