HOME > Brasília

Prisão de Julian Assange é um crime contra a liberdade de imprensa e de expressão, denunciam parlamentares

Pai do jornalista, John Shipton disse na Câmara dos Deputados, em Brasília, que os EUA 'arruinaram os elementos dos direitos constitucionais estão sendo violados no caso de Julian'

Julian Assange (menor destaque) e John Shipton (com o microfone) (Foto: Divulgação I Gustavo Bezerra - Câmara dos Deputados )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara Federal recebeu, nesta quarta-feira (23), John Shipton, pai de Julian Assange, condenado por divulgar no exercício de sua profissão como jornalista crimes praticados pelos Estados Unidos (EUA). Durante a audiência pública foi exibido um trailer do documentário “Ithaka – A luta de Assange” que conta a saga de John pela liberdade de seu filho. Fundador do Wikileaks, Julian Assange foi responsável por expor milhares de documentos confidenciais com informações sobre relações internacionais, espionagem e política global, resultando em um julgamento e condenação à extradição para os EUA.

“A amarga determinação dos EUA de arruinar o elemento mais fundamental da Constituição Americana e os elementos dos direitos constitucionais estão sendo violados no caso de Julian. Eu tenho energia e determinação para defender Julian Assange”, destacou John Shipton, que também agradeceu o apoio do presidente Lula e dos povos latinos na defesa do jornalista.

“O presidente Lula persistentemente tem falado e apoiado essa causa. E todos os povos da América Latina, particularmente o Brasil, estão levantando bandeiras para defender a causa de Julian Assange. Juntos nós vamos vencer”, asseverou.

A presidenta da Comissão, deputada Luizianne Lins (PT-CE) defende que todos aqueles que lutam pela liberdade de Assange juntem esforços, inclusive a imprensa brasileira e a internacional. “Nós temos uma avaliação de que Assange é um preso político e ele teve sua prisão política decretada em função da sua condição de jornalista. Objetivamente é preciso que a gente tenha essa dimensão (…) Assange, hoje, é uma das pessoas mais perseguidas do planeta. Julgado e condenado por exercer sua profissão e também por ter um forte compromisso com a verdade”.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: