HOME > Brasília

Rui Costa: governo discute Esplanada dos Ministérios com cerca de 35 pastas

O futuro ministro da Casa Civil confirmou também que o atual Ministério da Economia será dividido em três pastas

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante anúncio de ministros no CCBB Brasília. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governador da Bahia, Rui Costa (PT), indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministro-chefe da Casa Civil a partir do próximo ano, afirmou nesta segunda-feira (12) que a equipe do futuro governo terá 35 pastas. As declarações do futuro ministro foram publicadas pelo portal G1

De acordo com o chefe do Executivo baiano, uma das novidades discutidas é a criação de um órgão para cuidar da gestão do governo federal. O ministério seria criado a partir de um desmembramento do atual Ministério da Economia. O futuro Ministério do Planejamento cuidaria da parte orçamentária, do Plano Plurianual e da construção de projetos estratégicos para o País.

>>> Democracia foi mencionada 20 vezes mais por Lula do que Bolsonaro em discurso de diplomação

O ex-ministro Aloizio Mercadante (PT), coordenador técnico da transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou na semana passada que o atual Ministério da Economia deve ser repartido em três ministérios - Planejamento, Fazenda, e Indústria e Comércio Exterior.

Segundo Rui Costa, o futuro governo quer "possibilitar que o país faça planejamento". "Porque fica um ministério grande que a máquina termina absorvendo o cotidiano da máquina, absorvendo as ações de governo, e o governo não se planeja no curto, no médio nem no longo prazo", afirmou.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: