Vendas no varejo e no setor de serviços despencam no DF
Setores apresentam desempenho baixo nos dois primeiros meses do ano; varejo teve queda de 17,16% em janeiro; o setor de servios tambm apresentou recuo expressivo
Os setores de comércio e serviços do DF apresentaram um desempenho fraco em vendas e geração de emprego nos meses de janeiro e fevereiro de 2012. Isso é comprovado pelos dados da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas, divulgada pelo Instituto Fecomércio.
Em janeiro, as vendas do comércio varejista caíram 17,16% em comparação com dezembro de 2011. Já em fevereiro, houve queda de 8,36% em relação ao mês anterior.
O setor de serviços contabilizou recuo de 16,20% em janeiro (comparação com dezembro do ano passado) e 7,82% em fevereiro (comparação com janeiro).
“A queda em janeiro decorre principalmente do pico de vendas no Natal. E em fevereiro o principal fator foi o esvaziamento da cidade. Além disso, o segundo mês do ano também é o menor em número de dias”, disse o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
O Instituto Fecomércio modificou a metodologia e o posicionamento da tradicional pesquisa de desempenho do comércio varejista, que é realizada desde janeiro de 2006. Agora, a pesquisa passa a ter como foco as micro e pequenas empresas brasilienses.
O estudo passa a levantar dados também sobre o setor de serviços e sobre as vendas nas diversas regiões administrativas, o que antes não era feito.
Com informações da Fecomércio-DF.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: