HOME > Nordeste

Rafael Fonteles defende adoção do hidrogênio verde para transição energética

Durante participação no Fórum Esfera, o governador do Piauí afirmou que o estado está pronto para receber investimentos para produção do “combustível do futuro”

(Foto: GOV-PI)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou nesta sexta-feira (25) do Fórum Esfera, realizado em Guarujá, São Paulo. Durante o painel intitulado "A Economia Verde: agro, mineração e baixo carbono", Fonteles abordou a importância do hidrogênio verde no contexto da transição energética e na busca pela redução das emissões de gases poluentes. O evento continuará até o sábado (26).

O gestor ressaltou que o Piauí já se destaca pelo seu comprometimento com as energias renováveis e tem na transição energética uma das principais diretrizes do governo estadual. Esse objetivo é acompanhado pela busca pela transformação digital e a promoção da industrialização agrícola. "O potencial do Piauí é inequívoco e estamos otimistas em relação a isso. Realizei quatro missões internacionais este ano para posicionar o Piauí como um foco de interesse para investidores. Contamos com o maior parque eólico da América Latina, além do maior parque solar em São Gonçalo do Gurgueia. Portanto, temos o potencial de gerar energia limpa e acessível para produzir nosso hidrogênio verde", afirmou o governador. 

A corrida em direção à descarbonização, que visa reduzir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera e combater o aquecimento global, é um desafio global de grande envergadura. Nesse contexto, o Piauí se posiciona como um terreno fértil de oportunidades para investimentos, com um enfoque claro em uma matriz energética ambientalmente sustentável.

Durante o painel, que também contou com a participação de Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale, e Ana Cabral-Gardner, CEO da Sigma Lithium, o governador Rafael Fonteles ressaltou o potencial do estado para liderar esse processo. Ele afirmou: "Com base nas observações que fiz durante minhas visitas a diversos países, estou convencido de que o hidrogênio é o combustível do futuro. Estamos caminhando para uma transição ainda mais rápida em direção ao uso de hidrogênio e baterias. É essencial que as regulamentações desse mercado sejam estabelecidas o mais rápido possível".

O Fórum Esfera, em sua segunda edição, concentra-se na discussão sobre a reindustrialização do Brasil, reunindo algumas das principais autoridades do país. Além do governador Rafael Fonteles, participam do evento figuras como Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central; Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: