HOME > Sudeste

Filho de ministro do AI-5, Helio Beltrão defende ato bolsonarista marcado para o dia 25 em SP (vídeo)

Para o comentarista da CNN, Bolsonaro, que está inelegível, pretende 'defender o Estado Democrático de Direito'

Hélio Beltrão (Foto: Reprodução (CNN Brasil))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O comentarista Helio Beltrão, da CNN Brasil, versando sobre a manifestação convocada por Jair Bolsonaro (PL) para a Avenida Paulista, no próximo dia 25. "O motivo declarado do Bolsonaro é a defesa do Estado Democrático de Direito", escreveu na rede social X.

O analista é filho do ex-ministro Helio Beltrão, um dos integrantes do governo militar ditatorial que assinaram o Ato Institucional N°5, em 1968, na Ditadura Militar (1964-1985). O AI-5 resultou na perda de mandatos de parlamentares, mais intervenções militares nos estados e municípios, e na suspensão das garantias constitucionais. O ato deu mais poderes para a implementação de práticas de tortura.

Bolsonaro convocou o ato dias após ser alvo de uma operação da Polícia Federal que investiga a participação dele e de aliados em uma suposta tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022. Na semana passada, a PF iniciou a Operação Tempus Veritatis (“A hora da Verdade”), com o objetivo de ter mais detalhes do plano golpista e punir os envolvidos no esquema.

A tentativa de golpe previa a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Entre os alvos da operação estão Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, todos generais e antigos assessores de Jair Bolsonaro. Também foram alvos de mandados de busca e apreensão os ex-comandantes do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, e da Marinha, Almir Garnier Santos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: