HOME > Sudeste

PM usa bombas de gás e jatos de água para dispersar manifestação de indígenas contra votação do marco temporal (vídeo)

Repressão violenta contra o povo guarani ocorreu no início da manhã desta terça-feira (30) na Rodovia dos Bandeirantes

(Foto: Reprodução/TV Globo)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Polícia Militar (PM) de São Paulo usou bombas de gás e jatos de água para dispersar o protesto promovido por indígenas guaranis contra a votação do PL 490, que trata do marco temporal de demarcação de terras indígenas e está previsto para ser votado nesta terça-feira (30). A repressão violenta ocorreu no início da manhã na Rodovia dos Bandeirantes, na altura do km 20, em Jaraguá, na Zona Norte da capital, na pista sentido São Paulo. 

Segundo o G1, a pista foi liberada por volta das 9h, após a Tropa de Choque da PM atirar bombas e jatos de água contra os manifestantes que haviam ateado fogo em pneus em protesto contra o projeto que pode inviabilizar as demarcações de terras indígenas e enfraquecer a proteção de territórios já demarcados.

Em tramitação na Câmara desde 2007, o texto teve sua análise acelerada após aprovação de requerimento de urgência, por 324 votos favoráveis e 131 contrários, na semana passada. A matéria retira a demarcação de terras de povos originários da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e devolve a atribuição ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A proposta estabelece que, para serem consideradas terras ocupadas tradicionalmente, deverá ser comprovado objetivamente que elas, na data de promulgação da Constituição, eram, ao mesmo tempo, habitadas em caráter permanente, usadas para atividades produtivas e necessárias à preservação dos recursos ambientais e à reprodução física e cultural.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: