Reitoria da PUC-SP se manifesta sobre ataque a cotistas: "combatemos o racismo a partir de uma perspectiva antirracista ativa"
"Nos solidarizamos com os estudantes ofendidos e com todos que presenciaram esse episódio intolerável", diz a nota da universidade
247 - Viralizou nas redes um vídeo em que estudantes da Faculdade de Direito da PUC-SP foram flagrados gritando ofensas contra estudantes cotistas, durante uma partida de handebol nos Jogos Jurídicos Estaduais em Americana, São Paulo.
"A PUC-SP repudia com veemência toda e qualquer forma de violência, racismo e aporofobia, e lamenta profundamente o episódio ocorrido em 16/11, envolvendo um grupo de estudantes do curso de Direito da nossa Universidade nos Jogos Jurídicos de 2024", diz a nota divulgada pela universidade.
A instituição afirma ainda que manifestações discriminatórias são vedadas pelo Estatuto e pelo Regimento da Universidade, "além de serem inadmissíveis e incompatíveis com os princípios e valores de nossa Instituição".
Segundo a nota, a reitoria determinou a apuração dos fatos para que os envolvidos nos atos discriminatórios sejam devidamente responsabilizados.
A universidade destaca ainda que promove a inclusão social e racial, por meio de programas de bolsas na graduação e na pós-graduação, bem como de permanência dos estudantes bolsistas. "Além disso, participa desde a criação das políticas públicas de inclusão como o PROUNI e o FIES."
"Por fim, nos solidarizamos com os estudantes ofendidos e com todos que presenciaram esse episódio intolerável. Na PUC-SP combatemos o racismo a partir de uma perspectiva antirracista ativa", finaliza a nota.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: