TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Sudeste

Salles cogita acionar Judiciário contra o PL após Valdemar dizer que candidatura em SP "nunca foi discutida"

Em reunião com Bolsonaro e Salles, embora Valdemar não tenha usado a palavra "veto" em relação à candidatura, ele negou a existência de qualquer projeto eleitoral para o deputado

Ricardo Salles (Foto: Agência Câmara )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP), que deseja concorrer à prefeitura de São Paulo, enfrenta um cenário incerto após o presidente de seu partido, Valdemar Costa Neto, declarar que a candidatura do parlamentar "nunca foi discutida no partido". Diante dessa situação, Salles está considerando alternativas para prosseguir com seus planos políticos, sendo uma delas ir à Justiça Eleitoral contra a legenda de Jair Bolsonaro, informa o jornal O Globo.

Em uma reunião realizada em Brasília, na sede do PL, Valdemar se encontrou com Bolsonaro e Wajngarten. Durante o encontro, foi acordado que Bolsonaro indicará quem concorrerá como vice do prefeito Ricardo Nunes, do MDB, em março ou abril do próximo ano. Bolsonaro também teria solicitado a Valdemar que não especulasse mais sobre nomes para a vice-prefeitura e cobrou um maior alinhamento com o bolsonarismo por parte do prefeito paulistano.

Embora Valdemar não tenha usado a palavra "veto" em relação à candidatura de Salles, ele negou a existência de qualquer projeto eleitoral para o deputado: "nunca foi discutida a candidatura dele (Ricardo Salles) no partido".

Diante desse impasse, Salles está avaliando três alternativas, de acordo com um aliado. A primeira delas seria negociar com Valdemar, através de Bolsonaro, uma carta de anuência que permitiria ao deputado deixar o partido sem perder seu mandato. Salles argumenta que sua eleição expressiva, sendo o quinto deputado mais votado do país em 2022, contribuiu para o aumento das cadeiras do PL de acordo com o quociente eleitoral, criando uma suposta dívida do partido com ele.

Outra opção considerada é encenar uma expulsão, com um pretexto previamente acordado, o que também permitiria a Salles manter seu mandato na Câmara dos Deputados. Por fim, o ex-ministro está analisando a possibilidade de um rompimento mais radical, que envolveria levar o caso à Justiça Eleitoral. No entanto, essa última alternativa é vista como a menos provável. A situação continua a se desenvolver, e Salles busca encontrar uma solução para sua aspiração eleitoral

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: