USP: diferença entre notas de cotistas e demais alunos cai ao longo dos anos, mostra estudo
A distância máxima entre os oriundos de escolas públicas e os de escolas particulares foi de 1,2 ponto na mediana das notas
247 - O desempenho de alunos que ingressaram na USP por meio de cotas raciais e para escolas públicas vem melhorando a cada ano, com a diferença para os demais alunos sendo gradativamente reduzida. É o que mostra estudo divulgado pela Folha de S. Paulo.
O estudo registrou ao longo de 4 anos as notas dos cerca de 11 mil ingressantes desde 2018. A distância máxima entre os oriundos de escolas públicas e os de escolas particulares foi de 1,2 ponto na mediana das notas, que vão de 0 a 10. Isso ocorreu no 1º semestre de 2018.
Já no 2º semestre de 2019, a distância havia sido reduzida para menos de um ponto, 0,9. No fim de 2021, após quase dois anos de aulas online, foi de 0,7.
A pesquisa sobre o desempenho dos alunos foi realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole, ligado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: