HOME > Sudeste

Vândalos destroem exposição de fotos sobre mulheres pretas em Niterói em ato de intolerância racial

Mostra em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha foi vandalizada e caso será registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância"

(Foto: Reprodução/Prefeitura Niterói)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A exposição "Presença d’elas: a potência da mulher preta", que homenageava mulheres niteroienses de diferentes gerações e celebrava o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, foi alvo de atos de vandalismo em Niterói. Vândalos destruíram 23 fotos das mulheres negras, todas moradoras da cidade, que compartilhavam histórias de luta e superação. 

A Prefeitura de Niterói informou que o crime foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância. A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres pretende repor as fotos arrancadas na manhã do próximo sábado. As câmeras da prefeitura instaladas no local não flagraram a ação. A Prefeitura está verificando junto aos estabelecimentos comerciais da região se há imagens que tenham registrado o vandalismo.

A mostra, criada pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, estava em exibição na Avenida Amaral Peixoto, quando foi depredada e arrancada de seus suportes. A fotógrafa responsável pelo trabalho, Lilo Oliveira, retratou de forma sensível e poética a beleza e potência das mulheres negras da região.

A deputada estadual Verônica Lima (PT), que iniciou sua carreira política em Niterói e é ex-vereadora da cidade, esteve presente no local e demonstrou indignação com o ato de vandalismo. A parlamentar reforçou a importância da representatividade das mulheres negras na sociedade. "É uma situação extremamente revoltante! Até quando nós mulheres negras seremos invisibilizadas? Excluídas dos espaços públicos? Marginalizadas? Nossas imagens só servem para ser expostas quando somos hiperssexualizadas? O trabalho importantíssimo de Lilo Oliveira traz um olhar sensível, capturando as belezas e a potência de diversas mulheres negras", desabafou a deputada.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: