Defesa agiliza emprego das Forças Armadas no combate às enchentes no RS
Marinha, Exército e Aeronáutica empregam neste momento 626 militares no apoio à população gaúcha
247 - O Ministério da Defesa oficializou, nesta sexta-feira (3), as condições para o emprego da Forças Armadas em apoio logístico às ações de proteção e defesa civil nos municípios da Região Sul em situação de calamidade pública diante de fortes chuvas.
Entre as determinações da portaria estão a ativação do Comando Operacional Conjunto Taquari II. As Forças Armadas, por meio da Operação Taquari II, iniciaram os trabalhos nesta terça-feira (30) e as operações contam neste momento com mais de 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas, além de equipamentos de engenharia para transporte de material e pessoal, de acordo com números atualizados nesta quinta-feira (2). Sob coordenação do Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica empregam neste momento 626 militares no apoio à população gaúcha.
O documento publicado nesta sexta-feira orienta os comandantes de Marinha, Exército e Aeronáutica a permanecerem em condições de oferecer recursos operacionais e logísticos ao Comando Operacional Conjunto e a informar as necessidades de recursos para a execução das ações.
As atividades desempenhadas pela Operação Taquari II incluem resgate de pessoas ilhadas, distribuição de água, alimentos e donativos, auxílio na recuperação da infraestrutura danificada. Os militares atuam, ainda, na montagem de barracas para triagem de desabrigados e fornecimento de colchões, entre outras tarefas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: