HOME > Sul

Uma semana após tempestade, 5,8 mil clientes continuam sem energia elétrica no RS

Cerca de 1,3 milhão de domicílios foram atingidos por temporais no estado

Queda de árvore após temporal em Porto Alegre (Foto: Reprodução (RBS-TV))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Uma semana depois da tempestade, 5,8 mil pontos continuam sem energia elétrica no Rio Grande do Sul. De acordo com números divulgados nesta terça-feira (23), 1,2 mil clientes da CEEE Equatorial, que atende a Capital, seguiam sem luz. A promessa é normalizar a situação ao longo do dia. Na área da RGE, 4,6 mil clientes seguem sem fornecimento.

O governo estadual informou que, "no momento de pico do desabastecimento, o temporal do dia 16 resultou no maior número de unidades consumidoras sem energia elétrica em 10 anos: 1,3 milhão de domicílios foram afetados".

A Defesa Civil gaúcha disse que cerca de 49 cidades tiveram estragos causados por temporais na semana passada. Só em Porto Alegre, cerca de 2 mil árvores caíram, prejudicando o trânsito de motoristas e pedestres.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) recebeu, na manhã desta terça-feira (23/1), representantes da prefeitura de Porto Alegre e da CEEE Equatorial. O encontro também contou com a presença de integrantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A reunião teve como objetivo esclarecer as competências sobre podas e supressões de árvores na capital. O Estado participou como intermediador do encontro.

A titular da Sema, Marjorie Kauffmann, reforçou que as árvores são elementos de ordenamento urbano e de conforto ambiental e que há legislações específicas para questões de manutenção da rede de energia elétrica.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autarquia vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei 9.427/1996 e do Decreto 2.335/1997. A agência concede a outorga às companhias e é o órgão responsável por fiscalizar o serviço prestado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: