Brasil aumenta 57% a exportação de café, diz levantamento
Considerando o produto industrializado, as exportações totalizaram 3,626 milhões de sacas, crescimento de 48% na mesma comparação, disse o Conselho dos Exportadores de Café
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil exportou 3,38 milhões de sacas de 60 kg de café verde em fevereiro, aumento de 57,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com impulso de embarques de grãos arábicas e canéforas, afirmou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), nesta segunda-feira.
Os embarques de café verde de fevereiro deste ano só perdem nos últimos cinco anos para as exportações realizadas no mesmo mês de 2021 (3,67 milhões de sacas), após o país ter colhido uma safra recorde em 2020.
Considerando o produto industrializado, as exportações totalizaram 3,626 milhões de sacas, crescimento de 48,9% na mesma comparação, demonstrando também a demanda pelos cafés brasileiros, disse o Cecafé.
Os embarques de grãos verde da variedade arábica somaram 2,8 milhões de sacas, avanço de 36,5%, enquanto os de canéforas (robusta/conilon) saltaram 551,8%.
"Tivemos o melhor fevereiro na história para as exportações de conilon e robusta, com 570.361 sacas, o que também gerou o recorde nos embarques de canéforas no primeiro bimestre", disse o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, em nota.
Segundo ele, o desempenho reflete a atratividade desses cafés brasileiros no mercado internacional, cenário que se observa desde o ano passado.
"O conilon e o robusta do Brasil estão com preços mais competitivos que os concorrentes e temos disponibilidade do produto, que vem ocupando os espaços deixados pelas quebras de safra de Vietnã e Indonésia, primeiro e terceiro maiores produtores mundiais da variedade", disse ele.
No primeiro bimestre, as exportações de café arábica somaram 6,076 milhões de sacas, alta de 35% na comparação com o primeiro bimestre do ano passado. A variedade canéfora teve 1,031 milhão de sacas embarcadas no período, aumento de 531,4%.
"Os 10 principais compradores de nossos cafés elevaram suas aquisições nos dois primeiros meses deste ano, o que evidencia que, além da demanda por nosso produto seguir em uma crescente, nossos exportadores estão realizando um trabalho ímpar e incansável para seguir abastecendo o mercado mundial e manter o Brasil como o principal e um leal fornecedor do produto", elogia.
Em receita cambial, o incremento com as exportações totais de café em fevereiro foi de 47,2% ante o mesmo período do ano passado, para 757,3 milhões de dólares, segundo os dados do Cecafé.
Com a performance de fevereiro, as exportações totais no acumulado dos oito primeiros meses da safra 2023/24 chegam a 30,689 milhões de sacas, gerando 6,069 bilhões de dólares, avanços de 24,3% em volume e de 6,1% em receita, respectivamente.
(Por Roberto Samora)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: