Brasil exporta volume recorde de soja no 1º trimestre, diz Cepea
Agentes do setor acreditam que os embarques da oleaginosa devem seguir intensos nas próximas semanas, fundamentados na valorização do dólar frente ao real
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil bateram recorde no primeiro trimestre deste ano, refletindo negociações realizadas ainda em 2023, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta sexta-feira.
Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações da soja brasileira somaram 22,09 milhões de toneladas no primeiro trimestre, um recorde para o período e 15,7% acima do escoado no mesmo período de 2023.
Conforme o Cepea, agentes do setor acreditam que os embarques da oleaginosa devem seguir intensos nas próximas semanas, fundamentados na valorização do dólar frente ao real.
As negociações para entregas de soja a partir de maio estão mais atrativas aos produtores brasileiros, em decorrência da maior paridade de exportação, ressaltou o centro de estudos da Esalq/USP.
No entanto, a liquidez é limitada pela disparidade entre os valores ofertados pelos consumidores, que tentam forçar a baixa, indicando cotações próximas às praticadas no mercado spot, observou o Cepea.
Os valores no mercado ficaram praticamente estáveis na última semana, com o indicadores Esalq/BM&FBovespa (Paranaguá) e Cepea/Esalq (Paraná) oscilando a 124,28 reais a saca de 60 kg e 120,54 reais/saca, respectivamente, na quinta-feira.
Para embarques mais distantes, os valores estão mais atrativos aos produtores.
A paridade de exportação de soja foi calculada pelo Cepea em 131,44 reais/saca para embarque em maio; em 133,55 reais/saca para junho e 137,74 reais/saca para agosto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: