Indústria indústria nacional de carne paralisa abastecimento ao Carrefour
A decisão foi anunciada numa assembleia da Associação Brasileira de Exportadores de Carne, que representa 98% dos exportadores de carne do Brasil
247 - A indústria nacional de carne afirmou ter paralisado o abastecimento de todas as lojas do Grupo Carrefour no Brasil. A decisão foi anunciada numa assembleia extraordinária da Associação Brasileira de Exportadores de Carne (ABIEC), que representa 98% dos exportadores de carne do Brasil e mais de 80% do abate do mercado interno.
Os cinco principais frigoríficos que atendem o Carrefour no Brasil — incluindo a JBS, Marfrig e a Masterboi — pararam de atender todas as lojas da companhia no Brasil, segundo informações publicadas no Agro Journal.
O executivo Alexandre Bompard afirmou esta semana que o Carrefour não venderá mais carne proveniente do Mercosul, por esses produtos “não atendem às exigências e normas francesas.” Agricultores franceses protestam contra um possível acordo entre União Europeia e Mercosul - eles argumentam que a proposta deixa a categoria do país europeu menos competitiva.
O boicote começou e a estimativa do setor é que 80 lojas do grupo (das bandeiras Carrefour, Atacadão e Sam’s Club) já estão com ruptura nos açougues, “e esse número só vai crescer”.
“Amanhã vão ser 200, depois 400,” disse uma fonte envolvida na retaliação. “Ou o Carrefour se retrata ou a situação vai escalar muito. E não basta o CEO do Brasil vir falar, quem tem que se retratar é o CEO global, que é onde o problema surgiu.”
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: