HOME > América Latina

Aos 93 anos, faleceu Celia Guevara de la Serna, irmã de Che Guevara

A professora e pesquisadora, irmã do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara, Celia Guevara de la Serna, faleceu na cidade de Buenos Aires, aos 93 anos

(Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Télam — A professora e pesquisadora, irmã do revolucionário argentino Ernesto "Che" Guevara, Celia Guevara de la Serna, faleceu ontem na cidade de Buenos Aires, aos 93 anos.

A notícia do falecimento foi confirmada pelo Instituto de Arte Americano e Pesquisas Estéticas "Mario J. Buschiazzo", uma instituição vinculada à Faculdade de Arquitetura da Universidade de Buenos Aires (UBA), onde Celia atuou como uma das principais pesquisadoras.

"Lamentamos comunicar o falecimento da arquiteta e especialista em países em desenvolvimento Celia Guevara, que foi Pesquisadora Principal de nosso Instituto e diretora de vários projetos de pesquisa, especialmente sobre o Corredor Norte da Grande Buenos Aires, tema sobre o qual realizou diversas publicações e apresentações de trabalhos em reuniões científicas", publicou o instituto em sua página na web.

A entidade também destacou sua trajetória na instituição como diretora de vários projetos de pesquisa, especialmente sobre o Corredor Norte da Grande Buenos Aires, tema sobre o qual realizou múltiplas publicações e apresentações de trabalhos em reuniões científicas.

Por sua vez, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, expressou em sua conta no Twitter: "Recebemos com grande tristeza a confirmação do falecimento de Celia Guevara de la Serna, irmã de nosso comandante histórico e revolucionário Ernesto "Che" Guevara de la Serna".

O ex-presidente expressou sua solidariedade à família de Guevara de la Serna e a estendeu a "nossos irmãos latino-americanos, especialmente argentinos e cubanos, que lamentam essa perda".

Também a deputada nacional da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT-U), Vanina Biasi, expressou seu pesar nas redes sociais, descrevendo-a como "uma mulher dedicada à academia, de perfil discreto e sempre do lado certo da vida, ao lado dos lutadores".

"Ela era Celia. Professora de Ciências Sociais, irmã do Che Guevara. Há alguns meses, a vi saindo da sede da Faculdade de Ciências Sociais da UBA. Tive a ideia de que seria a última vez que a veria", relatou, acompanhando o post com uma foto de Guevara de la Serna.

Da mesma forma, a Rede Continental Latino-Americana e Caribenha de Solidariedade com Cuba expressou suas "sentidas condolências por tão irreparável perda" à sua família e entes queridos no obituário publicado em sua conta no Twitter.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: