Brasil formaliza volta à Celac
A Argentina recebeu nesta quinta-feira a carta formal pela qual o Brasil oficializa seu retorno à Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe
247, com agências internacionais — A Argentina recebeu nesta quinta-feira a carta formal pela qual o Brasil oficializa seu retorno à Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac), de acordo com uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da Argentina. O Ministro das Relações Exteriores argentino, Santiago Cafiero, recebeu a carta do embaixador brasileiro Reinaldo José de Almeida Salgado.
O Brasil retorna ao Celac após a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 16 de janeiro de 2020, de suspender sua participação no órgão. Com a volta do Brasil, o órgão conta mais uma vez com 33 membros.
A Celac reúne quase todos os membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), com exceção dos Estados Unidos e Canadá, mas conta com a presença de Cuba. Foi uma iniciativa do então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2010.
A próxima cúpula acontecerá no dia 24 de janeiro em Buenos Aires, evento que contará com a presença de Lula, que chegará à Argentina no dia 23 de janeiro para ter uma reunião bilateral com o presidente argentino Alberto Fernández.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: